top of page

o curso

Apresentação

​

O presente estudo vem ao encontro dos profissionais dos mundos da educação e do trabalho, inquietos e inconformados com o perfil do egresso dos graduados do curso de odontologia e com a situação de saúde bucal da população brasileira e, principalmente, com o desejo de mudança dessa realidade.

O uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem - MAEA traz possíveis encaminhamentos promissores, pois tem como base a educação problematizadora e a utilização de elementos potentes, para o desenvolvimento das capacidades crítica, reflexiva e transformadora do educando. 

Destacam-se entre suas potencialidades: a educação construtiva, a interação, o desenvolvimento da autonomia e da reflexão crítica, do reconhecimento do contexto, do respeito ao conhecimento prévio e da diversidade, da escuta ampliada, do incentivo a busca de informações, a articulação dos saberes e a aprendizagem significativa, trazendo novos papeis do educador e do educando na relação ensino-aprendizagem.

​

​

 

 

Objetivo

​

O objetivo do estudo é avaliar os resultados da aplicação da abordagem pedagógica, fundamentada nas MAEA, na preparação dos docentes e preceptores no campo da odontologia e verificar a repercussão na aprendizagem dos graduandos e do segmento adolescente, nos cenários de formação e de prática da educação em saúde.

​

​

 

 

Metodologia

​

A abordagem metodológica é de natureza qualitativa no campo da pesquisa-ação. Privilegia a participação em vista da transformação da realidade, utilizando a metodologia denominada – Projeto-intervenção.  A população em estudo corresponde a profissionais cirurgiões-dentistas, docentes do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina e cirurgiões-dentistas da Rede do Sistema Único de Saúde - SUS do município de Florianópolis, que desenvolvem ações de preceptoria de estudantes de odontologia. Utiliza oficinas com base na aplicação das MAEA e prepara os participantes do estudo para aplicação da abordagem pedagógica apreendida, junto a dois campos de prática, sendo: duas disciplinas semestrais e uma ação de educação em saúde com segmento adolescente. Aplica um questionário para traçar o perfil sócio profissional, demográfico e sobre o conhecimento em MAEA dos participantes do estudo.

 

​

 

 

Considerações

​

Espera-se, ao escolher um percurso metodológico que conjuga as perspectivas do “conhecer” e do “agir” em uma relação dialética entre pesquisa e ação, promover boas práticas educacionais e do trabalho.

Prof. Dra. Liliane Parreira Tannús Gontijo

lilianetannus1@gmail.com - (34)99977-1910

​

Prof. Dr. Sérgio Fernando Torres de Freitas

 

bottom of page